A cantora Lady Gaga revelou em documentário que sofre de fibromialgia
Lady Gaga revelou estar lutando contra a fibromialgia, doença crônica que causa dores em todo o corpo. No documentário da Netflix, “Gaga: Five Foot Two”, que será lançado em breve, a cantora fala abertamente sobre como é conviver com o transtorno que afeta cerca de 800 mil pessoas no Reino Unido. No twitter, ela também resolveu falar da doença:
“No nosso documentário a doença crônica com a qual eu lido é a fibromialgia. Eu gostaria de ajudar a promover a conscientização e conectar pessoas que sofrem deste mal”, escreveu na rede social
In our documentary the #chronicillness #chronicpain I deal w/ is #Fibromyalgia I wish to help raise awareness & connect people who have it.
— xoxo, Gaga (@ladygaga) 12 de setembro de 2017
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma condição de longo prazo, que causa dor em todo o corpo. Além da dor, as pessoas com fibromialgia também podem experimentar outros sintomas como fadiga, rigidez muscular, insônia, dores de cabeça e inchaço.
Embora a causa exata da fibromialgia seja desconhecida, especialistas acreditam que ela possa estar relacionada a níveis anormais de certos químicos no cérebro e mudanças na forma como o sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal e nervos) processa as mensagens de dor enviadas pelo corpo. Qualquer pessoa pode desenvolver a fibromialgia, mas ela é mais comum em mulheres. Além disso, ela costuma surgir entre os 30 e os 50 anos de idade. Entre os fatores que podem desencadear esta condição, estão passar por algum evento fisicamente ou emocionalmente estressante, como uma morte ou um nascimento traumático. Entretanto, algumas pessoas podem ser mais propensas a desenvolver a fibromialgia por causa dos genes herdados de seus pais.
Os doentes podem achar difícil obter um diagnóstico, pois atualmente não há um exame específico para identificar a doença. Além disso, os sintomas podem ser semelhantes a diversas outras condições.
Até o momento não há uma cura conhecida. O tratamento é baseado no controle dos sintomas e pode incluir medicamentos (como antidepressivos e analgésicos), terapia (como a terapia cognitivo-comportamental ou TCC), aconselhamento e mudanças no estilo de vida, incluindo programas de exercícios e técnicas de relaxamento. Terapias alternativas e complementares também podem ser úteis para ajudar a controlar os sintomas da fibromialgia, como fisioterapia, massagens, acupuntura e ioga.
Lady Gaga compartilhou sobre seu tratamento
No instagram, Lady Gaga tem falado no Instagram sobre os remédios que a ajudam a lidar com a fibromialgia. Ela citou uma sessão de sauna infravermelha seguida por um banho de gelo como algo que “me ajuda a continuar me dedicando à minha paixão, profissão, e a todas as coisas que eu amo, mesmo nos dias em que sinto que não consigo sair da cama”.