Presidente dos EUA criticou imigrantes vindos de “buracos de m****” e disse que preferia receber mais pessoas da Noruega
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou na quinta-feira (11/01) de “buracos de m****” os países El Salvador, Haiti e vários africanos, sugerindo que preferiria receber em seu país mais imigrantes da Noruega ao invés dessas nações, de acordo com o jornal “The Washington Post”.
“Por que temos todas essas pessoas de países [que são um] buraco de m***** vindo aqui?”, afirmou Trump, durante uma reunião com legisladores na Casa Branca, segundo o jornal, que entrevista duas fontes que participaram do encontro.
Trump reagiu desta forma quando dois senadores propuseram um projeto de lei migratória que concederia vistos a alguns dos cidadãos de países que foram retirados recentemente do programa de Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão. O presidente então sugeriu que os Estados Unidos deveriam trazer mais imigrantes de países como a Noruega. “The Washington Post”, porém, não esclarece se o presidente se referia também a Nicarágua e tampouco identifica os países africanos citados.
O jornal “Los Angeles Times” confirmou o relatório do “Post”, e acrescentou que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: “Para que queremos a haitianos aqui? Para que queremos toda esta gente da África aqui?”.
Casa Branca não nega declarações
Perguntado a respeito, um porta-voz da Casa Branca, Raj Shah, não negou que Trump tivesse feito essas declarações. “Certos políticos em Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre lutará pelo povo americano”, disse Shah, em um comunicado enviado para a imprensa.
[Atualização – 12/01 – 16h14]
Trump nega ofensas
Donald Trump usou o Twitter para negar as ofensas proferidas contra os países. Ele disse que “usou palavras duras”, mas não a expressão “buracos de m*****”
Never said anything derogatory about Haitians other than Haiti is, obviously, a very poor and troubled country. Never said “take them out.” Made up by Dems. I have a wonderful relationship with Haitians. Probably should record future meetings – unfortunately, no trust!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de janeiro de 2018