in

Dá para acreditar? “Trolls” estão inventando que pessoas brancas estão sendo agredidas em sessões do filme Pantera Negra

Marvel/ Divulgação

Nas redes sociais, estão se espalhando relatos de falsos ataques

Criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby para a Marvel Comics, Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro das revistas em quadrinhos. Nesta semana, estreou a adaptação cinematográfica das HQs do monarca de Wakanda, que vem ganhando muitos elogios de críticos e também do público, além de estar fazendo grande sucesso de bilheteria.

Porém, parece que o sucesso do longa-metragem, que tem diretor e quase todo o elenco de negros, está incomodando algumas pessoas. “Trolls” estão usando o Twitter para espalhar histórias falsas sobre pessoas brancas que teriam sido agredidas ao tetarem assistir ao filme no cinema. Os perfis falsos chegaram a usar fotos de mulheres agredidas, em situações que nada tem a ver com o filme, para ilustrar os posts.

“Estava na premiere de Pantera Negra, quando um grupo de jovens negros disse que o filme não era para mim. Eu sou branco. Eles me atacaram e eu estou agora na emergência”
“Fui assistir a Pantera Negra com minha namorada e uma adolescente negra gritou: você está no cinema errado! e quebrou uma garrafa em seu rosto”

“Eu fui brutalmente atacado por alguns negros na premiere de Pantera Negra porque eles disseram que eu não estava autorizado a assistir ao filme”

“Estive na premiere de Pantera Negra essa noite e minha esposa foi atacada. Três mulheres negras nos abordaram e disseram “esse filme não é para você, p**** branca” e atacaram ela. Seguranças nos escoltaram até o estacionamento e fomos embora. Nós só queríamos assistir a um filme”

Boa parte dos perfis que postavam essas noticias falsas já foram excluídos pelo Twitter.

Nota sabotada

Antes de Pantera Negra estrear, um grupo supostos fãs da DC (concorrente da Marvel) criou um evento no Facebook (que também já foi excluído após denúncias), onde os membros combinavam de colocar cotações baixas para o filme, em sites especializados em crítica cinematográfica.

“Devido ao enorme sucesso da sabotagem da nota de público de Star Wars: Os Últimos Jedi no Rotten Tomatoes, e graças ao aumento do número de pessoas revoltadas com as práticas comerciais da Disney, que entre outros fatores inclui manipulação corporativa para criar imprensa negativa sobre o universo cinematográfico DC, eu sinto que é um bom momento para revidar contra todos aqueles influenciados pela Disney e protestar contra a forma como o estúdio compra críticos para machucar filmes da DC”, dizia a descrição do grupo.

O grupo que organizou o evento denomina-se Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys (Abaixo ao Tratamento da Disney das Franquias e Fanboys), e tem conexões com a alt-right, movimento de extrema direita americano. O site Rotten Tomatoes garantiu que bloquearia quem participasse da ação.

Gravidez saudável: descubra quais alimentos você deve incluir no cardápio e quais precisa deixar de comer

Horóscopo do dia – Confira o que pode acontecer na sua terça-feira!