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Gravidez saudável: descubra quais alimentos você deve incluir no cardápio e quais precisa deixar de comer

Comer de maneira correta é fundamental para a saúde do bebê

A alimentação da mãe tem um grande impacto sobre o crescimento e desenvolvimento do bebê. Afinal, deficiências nutricionais podem levar à má-formação do feto, partos prematuros e, em casos extremos, até aborto.

Para ter uma gravidez saudável é importante investir na qualidade, e não na quantidade de alimentos. E, claro, fazer o acompanhamento com um médico, que poderá prescrever vitaminas específicas para gestante.

Alimentos que você deve incluir no cardápio

Bife de fígado

Não possui contraindicação desde que seja consumido uma vez por semana, em quantidades pequenas e muito bem cozido, para evitar algum tipo de intoxicação alimentar.  Rico em ferro e vitamina A, é recomendado que a mulher coloque no cardápio, especialmente após o segundo trimestre de gravidez, quando precisa mais do nutriente. Vale incluir uma fonte de vitamina C logo após a refeição, como uma laranja de sobremesa, pois a fruta ajuda na absorção do ferro.

Ovos

O nosso organismo produz muito pouco de uma substância chamada colina, nutriente fundamental para o crescimento do bebê e de seu sistema nervoso. Ovos são ricos nessa substância. Um ovo possui cerca de 130 miligramas  de colina contra 56 miligramas de uma posta de 100 gramas de salmão, por exemplo. Comer dois ovos cozidos por dia é uma boa dica.

Aveia

Alimento bastante nutritivo e fundamental na dieta da gestante. Além de fortalecer o sistema imunológico, também ajuda a manter a flora intestinal saudável, o que combate intoxicações alimentares. A aveia também torna mais lenta a absorção da glicose, o que é importante, pois a mulher fica mais suscetível ao diabetes gestacional. Ainda é rica em cobre, manganês, fósforo, ferro, zinco e minerais.

Grão-de-bico

Possui ômega-3, um ácido graxo que não é produzido pelo organismo e essencial para manter as artérias saudáveis e o sistema circulatório normal. No caso desta leguminosa, ainda tem fibras solúveis, cuja ação é bastante importante na saúde intestinal da mulher, algo fundamental para o bem-estar da gestante.

Espinafre

Uma xícara contém 263 microgramas (1000 microgramas é 1 miligrama) de ácido fólico, vitamina do complexo B (B9), fundamental para a formação do tubo neural do bebê, a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e e à medula espinhal. O correto é iniciar esse consumo antes mesmo de engravidar, com cerca de 400 microgramas por dia, o que já é mais do que suficiente. Apenas o médico pode indicar maiores dosagens, se necessário.

Alimentos que você deve retirar no cardápio

 Comida japonesa

Os peixes, principalmente o atum, sardinha e salmão, também são ricos em ômega-3, cálcio e ferro, importantes para a boa nutrição da gestante. Porém, não é indicado comê-los de maneira crua, em nenhum momento da gravidez, para evitar qualquer possibilidade de contaminação, que possa levar a uma verminose ou intoxicação alimentar.

Peixes ricos em mercúrio

Quase todos os peixes e frutos do mar contêm mercúrio, mas alguns tipos podem conter elevados níveis de mercúrio, que é tóxico: ao passar pela placenta, o mercúrio prejudica o sistema nervoso e a formação do bebê. Espécies maiores e que são predadoras tendem a acumular mais dessa substância. Alguns exemplos são cavala, espada e cação.

Cafeína

Evite tomar bebidas com cafeína. Ela altera o ritmo cardíaco da mãe, a respiração do feto e pode prejudicar o ganho de peso do bebê, comprometendo o seu desenvolvimento placentário, a ponto de poder levar ao parto prematuro. Café, chá-mate, chá preto e refrigerantes de cola contêm a substância.

Bebidas alcoólicas

Seu consumo não é recomendado, porque pode levar a alterações e envelhecimento precoce da placenta, sendo ainda causa, eventualmente, de um parto prematuro ou aborto. Além disso, pode comprometer o desenvolvimento fetal. Pode esquecer também o conselho de tomar cerveja preta para aumentar a produção de leite materno: água tem a mesma função e nenhum risco.

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