in , ,

Dificuldade para pegar no sono? Um hábito simples pode fazer você dormir mais rápido

Quando for para cama, tire cinco minutinhos para experimentar a tática, sugerida por cientistas americanos

Você tem o hábito de ficar rolando na cama, sem conseguir dormir? Pois pesquisadores da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, tem uma sugestão para ajudar o sono a chegar mais cedo: reservar cinco minutos para escrever as coisas que deseja fazer nos próximos dias.

Michael Scullin, principal autor da pesquisa, comentou que, hoje, essa lista de tarefas só cresce – e aquilo que deixamos de realizar tende a nos causar preocupação justamente quando colocamos a cabeça no travesseiro. Por isso, ele quis checar se o ato de escrever essas informações, em vez de só pensar nelas, poderia amenizar a dificuldade de dormir.

A experiência

Para a experiência, o cientista e sua equipe recrutaram 57 universitários para passar uma noite no laboratório da faculdade. Enquanto uma parte foi incentivada a escrever tudo aquilo que devia se lembrar de fazer nos próximos dias, a outra turma anotava as tarefas que havia completado nos dias anteriores.

Os especialistas esperavam um dos dois resultados: registrar sobre o futuro poderia aumentar a ansiedade em relação às tarefas não concluídas e, assim, prejudicar o sono, ou essa atividade ajudaria a descarregar tais pensamentos, facilitando o descanso. Os dados mostraram que a segunda hipótese prevaleceu. Quem botou no papel os planos para o futuro conseguiu dormir, em média, 9 minutos mais cedo, um valor considerado significativo pelos estudiosos.

Insônia

“Nós selecionamos adultos jovens e saudáveis, então não sabemos se esses resultados podem se generalizados para pacientes com insônia. Apesar disso, atividades de escrita já foram reconhecidas por ajudar esses pacientes”, apontou Scullin. Que tal deixar a caneta e o papel no criado-mudo e fazer um teste?

Azar: casal vende tudo para velejar, mas barco afunda em dois dias

Cachorrinha abandonada quase congela de frio, mas é salva por policiais – Vídeo viralizou