in

10 Dicas práticas para você economizar tempo na cozinha

Sem tempo? Confira 10 dicas para não perder tempo na cozinha

Trabalho, filhos, faculdade, acadêmia, trânsito… Quem hoje em dia tem tempo livre? Por conta da correria do dia-a-dia, muita gente tem deixado de cozinhar e recorrido a comida congelada ou entregas de restaurantes. Mas, se você gosta de cozinhar ou está precisando poupar algum dinheiro, saiba que alguns truques simples podem ajudar você a comer bem, sem passar muito tempo na cozinha.

1. Monte cardápios

Poupe tempo e em vez de ficar pensando o que vai cozinhar, elabore um cardápio da semana. Assim, na hora de cozinhar, é só ir direto ao ponto, pois você já sabe o que irá fazer.

2. Encha a despensa

Agora que você já tem um cardápio elaborado, compre tudo que vai precisar para a semana e lembre-se de estocar aqueles ingredientes básicos, usados em grande parte das receitas, como óleo, ovos, manteiga, farinha de trigo, sal, extrato de tomate e etc. Se encontrar alguma promoção no supermercado, também vale a pena comprar carnes e peixes, guardando-os congelados.

3. Invista em temperos

Temperos podem transformar uma comidinha simples em algo sensacional. Tenha sempre em casa uma seleção variada de temperos, para deixar sua comida mais saborasa sem praticamente nenhum esforço.

4. Invista em utensílios

Você não precisa gastar uma fortuna em equipamentos para a cozinha, mas alguns itens básicos são indispensáveis, como uma faca afiada. Agora, se você puder gastar um pouquinho mais, ter um liquidificador, um processador e uma batedeira facilitará a sua vida.

5. Organize a sua cozinha

Não perca tempo procurando panelas e utensílios, organize tudo e não tenha preguiça de devolver para o lugar certo. E lembre-se que os utensílios mais usados devem ficar em locais de fácil acesso.

6. Separe o que você vai precisar

Antes de começar a cozinhar, separe todos os utensílios que você vai precisar. É mais rápido do que procurar as coisas na hora. descascar e cortar os alimentos antes também ajuda a economizar seu tempo.

7. Domine técnicas gastronômicas

Não, você não precisa se tornar um chefe, mas saber algumas informações, como o tempo de cozimento do alimento, é importante.

8. Limpe enquanto cozinha

Em vez de acumular toda a louça para o fim, vá lavando o que for possível, enquanto espera o comida ficar pronta.

9. Reaproveite as sobras

Não desperdice comida, nem seu tempo. Uma sobra de frango assado do dia anterior pode se tornar rapidamente um ensopado, por exemplo.

10. Congele

Se sobrou comida e você não está com vontade de repetir, coloque num pote e congele. É bom colar etiquetas para você não se esquecer deles no fundo do congelador.

 

No BBB 18, Gleici e Wagner vão para debaixo do edredom: “Que calor!”

Horóscopo do dia – Confira o que os astros reservam para a sua sexta-feira!