in

Morre youtuber que dizia ter se “curado” do câncer com dieta vegana

Mari tinha um canal com a sobrinha, Liz

Youtuber alegava que tratamento natural havia lhe curado

Morreu nos Estados Unidos a youtuber Mari Lopez, que ganhou popularidade nas redes sociais ao garantir que havia se curado de um câncer de mama por meio de uma dieta vegana, sucos naturais e rezas.

Ao lado da sobrinha, Liz Johnson, com quem se apresentava no canal, ela ficou conhecida por seus vídeos sobre como estava lutando contra a doença atravésd o consumo de vegetais crus. No entanto, a doença se espalhou e ela acabou morrendo em dezembro do ano passado.

Mais de 11,8 mil inscritos

Desde o lançamento do canal, mais de 11,8 mil pessoas passaram a acompanhar a dupla “Liz & Mari”, totalizando quase 1 milhão de visualizações. “É minha escolha, estou bem, não morri e não estou no hospital. Vou continuar com este caminho natural”, disse em um dos vídeos. “O câncer terminou, está feito, estou curada. Sinto em meu espírito e corpo”, garantiu.

Sobrinha culpa mãe pela morte de Mari

Apesar do supostos resultados positivos do tratamento, a doença avançou e, quando Mari percebeu que morreria, pediu para a sobrinha apagar os vídeos que prometiam a cura da doença através do veganismo.

Mesmo assim, Liz Johnson afirmou em entrevista a um site norte-americano que a condição da tia apenas se agravou quando sua mãe voltou a incentivá-la a comer carne. E justamente por isso, se recusou a apagar os vídeos do canal.

Cuidado com tratamentos alternativos

Em entrevista ao Newsweek, a Sociedade Americana do Câncer chamou a atenção para métodos que não são comprovados no tratamento da doença:

“Desconfie de qualquer tratamento que diga que pode curar o câncer. Suspeite de um tratamento que pode curar todos os tipos de câncer e outras doenças que são difíceis de tratar. Eles certamente são falsos”.

O nutricionista Aisling Pigott, também em entrevista à Newsweek, disse que “não há qualquer evidência de que uma dieta possa curar um câncer”.

Para se aproximar de crianças, Governo Federal lança canal no Youtube – Protagonistas se chamam Enzo e Valentina

A verdadeira ” Digital Influencer”: Kylie Jenner faz post no Twitter e Snapchat perde US$ 1,3 bilhão